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Quantas calorias você gasta se ficar sentada na cadeira, quando levanta ou dá uma voltinha no escritório.

22/06/2016 - 19:06:30

Há muitas razões para você se levantar da sua cadeira e ficar mais vezes de pé durante as horas de trabalho. A perda de peso é apenas um dos motivos, de acordo com um novo estudo que mediu com precisão quantas calorias as pessoas queimam durante as atividades diárias no escritório. Os longos e ininterruptos períodos que passamos sentadas no trabalho estão relacionadas com aumento do risco de diabetes, doença cardíaca e até mortalidade prematura.

Publicado no Journal of Physical Activity and Health o estudo conta que pesquisadores vinculados à atividade física da Universidade de Pittsburgh recrutaram 74 voluntários saudáveis. A maioria estava na casa dos 20 anos, possuiam peso normal e tinham rotina em escritórios.

Estes voluntários foram divididos aleatoriamente em quatro grupos diferentes. Um grupo se sentou e digitpu em um computador por 15 minutos e, em seguida, passou 15 minutos de pé, movendo-se o mínimo possível. O segundo, também permaneceu sentado durante 15 minutos, mas assistiu a tela de uma televisão e não digitou. Depois, andou em uma esteira por 15 minutos em ritmo tranquilo. Já o terceiro grupo, ficou de pé durante 15 minutos e, em seguida, sentou por 15 minutos. E o último grupo caminhou nas esteiras durante 15 minutos e, em seguida, sentou-se.

Durante todo o processo, os voluntários usaram máscaras que mediram precisamente seu gasto calórico. Os participantes que ficaram sentados queimaram cerca de 20 calorias durante seus 15 minutos digitando ou olhando para uma tela de televisão. Surpreendentemente, os que ficaram de pé por 15 minutos só queimaram cerca de 2 calorias adicionais em comparação aos que se sentaram.  Porém, os que caminharam por 15 minutos, mesmo em um ritmo lento, queimaram cerca de três vezes mais do que os que ficaram sentados ou de pé. Se eles caminhassem durante uma hora, os pesquisadores calcularam que queimariam cerca de 130 calorias a mais do que se permanecessem em suas cadeiras ou em pé.

O resultado desta experiência conclui que, se o seu objetivo é controlar o seu peso, ficar de pé no trabalho não é o suficiente.  Você precisa incorporar também uma caminhada durante a rotina do escritório. Atitudes simples como colocar a impressora na outra extremidade do corredor, ou buscar água no bebedouro mais longe da sua mesa podem ajudar.

FONTE: http://mdemulher.abril.com.br/saude




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